Água

Talvez por nosso primeiro contato no Ventre Materno, passamos a associar a água no campo psicológico com as emoções; a sentimentos de pertencimento, afeto e sensibilidade. Hoje nossos Cientistas apontam seus Satélites para diferentes Planetas, muitos longe do alcance do nosso Sistema Solar, afim de procurarem água, um dos componentes essenciais para origem e manutenção da vida.

Aliás também é curioso o fato que habitamos um Planeta chamado Terra, que na realidade é composto por aproximadamente 70% de água, curioso também é que esta medida também vale para o nosso corpo físico. Em estudos realizados por Antropólogos, sabemos que diferentes culturas associavam o elemento água a um rico simbolismo, agrupados sobre três temas universais: a origem da vida, o meio de purificação e a substância regenerativa.

Até mesmo em Contos e Mitos são narradas aventuras pela busca da Água da Vida capaz de curar a Terra e o Rei Ferido, como no Conto do Santo Graal. Na Antiguidade Grega, os Médicos prescreviam dentre os tratamentos “banhos”, havendo locais especiais preparados com esta finalidade. Também na Medicina atual, os Sanitaristas ensinam a população sobre cuidados básicos com a água, que vão desde a higienização das mãos, cozimento de alimentos crus, até a não contaminação de poços e regatos das quais a Comunidade faz uso. A Filosofia Chinesa gosta muito de observar a natureza e dela extrair ensinamentos como este abaixo escrito no Séc XI:

 

“A água é submissa, mas conquista tudo. A água extingue o fogo, ou vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia, ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em torno… Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A água é humilde, mas não submissa, ela cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submetendo-se, nunca ataca, mas sempre ganha a ultima batalha.”

 Citado no Livro The Wheel of Live de Jonh Blofed

 

entrar_em_contato