Terra

Podemos dizer que todos os Povos da Humanidade um dia foram Indígenas, que possuíam costumes Tribais ou se Organizavam em Clãs. Não podemos pegar uma cultura qualquer e sob o ponto de vista da cultura a qual pertencemos, considera-la como primitiva, supersticiosa ou mesmo inferior. Ocorre que alguns raros povos do passado ainda se mantiveram intactos em suas tradições, tendo muito a nos ensinar ou a recordarmos sobre os cuidados com a Natureza e sua Preservação.

O nosso pensamento é que a principio não sujamos o espaço da nossa casa, principalmente aonde dormimos, porém sob o ponto de vista destas antigas tradições, toda a Terra seria a nossa Casa e portanto deveria ser bem tratada. De algum modo nossas festividades, comemorações, danças, dentre outras manifestações culturais são resquícios folclóricos destes primeiros povos da Terra. Reconhecê-los portanto como memórias de nossa história, trazem a tona a nossa corresponsabilidade em tempos atuais de preservarmos como um patrimônio imaterial da nossa Humanidade e de nosso habitat.

Vemos nas Crianças principalmente este estado de Natureza intacta, que ao crescermos nos esquecemos, daqueles momentos mágicos repleto de descobertas que fazíamos, observando animais, plantas, insetos. Até mesmo as pedras recebiam um caráter especial, se não dizer até sagrado da nossa parte, quando parávamos para recolher algumas delas, que se destacavam em nossos caminho ou ainda ao observarmos encantados com uma fileira de formigas que com suas folhas por nós cruzavam, bem como o desabrochar das asas multicoloridas da recém saída borboleta de seu casulo.

A Terra está ligada a um caráter Sagrado e Nutridor para diferentes Culturas, associada como a matéria prima de toda a criação. Da Terra extraímos não apenas o nosso alimento, mas diferentes minérios e metais usados em vários campos da Sociedade, da Construção Civil a artigos Hihg Tech. Não atoa enterramos nossos mortos, pois o mistério da semente enterrada que gerava uma planta, fazia-nos associar o nosso pertencimento a Terra, do mesmo modo como no útero de nossas Mães fomos gerados, algo como uma tentativa em retornarmos para a Origem da Vida. Sua associação psicológica se dá no campo das nossas Sensações, pois a Terra permite-nos dar forma, modelar aquilo que desejamos construir, é o nosso chão, literalmente a base de tudo o que iniciamos em nossas vidas.

 

entrar_em_contato